quinta-feira, 6 de novembro de 2008

*Sobre as Essências...


Tipicamente, os seguintes procedimentos são usados para “falsificar” óleos essenciais:- adição de compostos sintéticos, de baixo preço, tais como álcool benzílico ou octílico (de cereais), ésteres do ácido ftálico, propilenoglicol e até hidrocarbonetos clorados;- mistura do óleo volátil de qualidade com outros óleos de menor valor para aumentar o rendimento;- adição das substâncias sintéticas que são os compostos principais do óleo em questão;- falsificação completa do óleo através de misturas de substâncias sintéticas dissolvidas num veículo inerte.
Observação: essências (comerciais) geralmente não são óleos essenciais “puros”; na verdade há uma mistura de compostos (como os descritos acima) com os óleos essenciais.


**As Cores nos óleos


Os óleos essenciais não possuem cores extravagantes como roxo, lilás, etc. Somente o óleo de camomila e poucos outros apresentarão a coloração azulada, pois em sua composição, encontra-se o camazuleno, o que lhe confere o tom azulado. Por outro lado a tangerina, laranja e orégano terão a cor alaranjada, o pachouli, a casca de canela e o vetiver a cor marrom e o cedro de Himalaia e a bergamota a cor esverdeada. Nos outros casos, jamais se encontrará óleos com cores que vão além do transparente e do amarelo claro. Normalmente produtos coloridos o são pela adição de anilinas.

Nenhum comentário: