segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Óleos Essenciais nas aulas de Química...

Encontrei em um artigo na revista Química Nova na Escola (nº 11/ maio 2000) um experimento que pode ser trabalhado no Ensino médio: A extração de óleos essenciais de algumas plantas. Achei interessante, por isso resolvi postar aqui também o link, para quem tiver interesse de trabalhar com este tema na escola...


Este experimento propõe a extração de óleos essenciais de plantas encontradas no Brasil, utilizando a destilação por arraste a vapor, a partir da utilização de materiais alternativos, de modo a levar o aluno de ensino médio a relacionar uma técnica usual com os conhecimentos vistos em sala de aula.
O sistema de destilação por arraste a vapor utilizado é montado com materiais alternativos, o que possibilita a sua confecção a um baixo custo.
Como resultados, são obtidos normalmente óleos emulsionados que se caracterizam por serem líquidos de cor levemente amarela a incolor e de odor correspondente ao do principal constituinte do óleo essencial. Caso o principal constituinte da essência possua insaturações (ex.: eugenol), sua presença pode ser confirmada através do descoramento de uma solução aquosa diluída de permanganato de potássio gotejada sobre o extrato.
É aconselhável que o aluno compare as essências obtidas no experimento com essências comerciais, bem como seja estimulado a associação destes aromas com os presentes em seu cotidiano. Esta experiência propicia ao aluno de ensino médio conhecer uma técnica de destilação e avaliar o seu emprego, verificar a importância dos aromas no seu dia-a-dia, bem como vivenciar as etapas iniciais da produção de um perfume ou aromatizantes.

LINK DO TRABALHO: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a10.pdf

Nenhum comentário: